terça-feira, 27 de maio de 2008

SALÁRIO DOS BIÓLOGOS

Sou bióloga com registro no CRBio 04, tenho pós-graduação em Direito Ambiental, estou muito preocupada com a valorização do profissional biólogo.

Trabalho em uma empresa de mineração, na função de bióloga, elaborando projetos ambientais, executando os mesmos, desenvolvento atividades de Educação Ambiental para os funcionários, entre outras. Diante desses atributos tentei negociar um salario justo para a minha função e a resposta que tive da empresa, é que o CRBio "sugere" um piso salarial não sendo obrigatório seguir este, ou seja a empresa paga o que bem entender pois não existe um piso salarial minimo para biólogo como nas outras profissões, a exemplo os engenheiros. Eu não tenho como exigir um salário descente pois não há um teto salarial obrigatório para biólogo. Isso mata o profissional, mesmo ele sendo muito bom no que faz.

O Conselho Federal de Biologia deveria estipular um salário mínimo para os profissionais, uma vez que pagamos anuidades assim como os outros profissionais que têm um conselho.
Aí vem a pergunta: porque você se sujeita ao salario proposto pela empresa na qual trabalha? Se o profissional não aceita não vai trabalhar nesta profissão nunca.

Na grande maioria das empresas o biólogo é remunerado com técnico em meio ambiente.

Devemos nos unir para fazer valer a profissão de BIÓLOGO, pois com crescimento das exigencias ambientais, novas leis que surgem todos os dias estamos dando o direito de exercer nossa profissão para os engenheiros agronomo e agrícolas, os quais acham que entendem tudo de meio ambiente e vida.

Att,

Kelly Cristina Andrade Amorim
Bióloga - CRBio 49148/04-D
34 - 3821 7272
34 - 9128 4840

74 comentários:

clebson disse...

Faço Bach. em biologia na Ufrpe e gostaria de saber qual a reaalidade da profissão após formado?
Só conheço biólogos professores
e almejava trabalhar em uma empresa privada.

Anônimo disse...

Sofro do mesmo mal. Sou responsável técnica em uma empresa de controle de pragas e recebo um salário micho. Mesma situação: se não aceitar esse salário, vou pra onde? Pedi aumento e recebi a mesma resposta. O mercado está difícil e o CRbio/CFBio não mexem uma palha por seus profissionais associados. Moro em Curitiba e o slogan hoje é "A Biocidade". Uma Biocidade que não tem área para biólogos. Palhaçada.
Sarah

Ana Paula disse...

Bom acho que todos os biólogos sofrem deste mal, sou formada em bacharel, e tenho que me submeter a um salário de Auxiliar,isto tem que acabar, ta na hora do conselho nos apoiar.

Anônimo disse...

Prezados,
Sou de SP e trabalho em curitiba em uma empresa de geologia e engenharia ambiental o cargo que ocupo é de gerente de projetos do depto. de diagnóstico e remediação. Também me sujeito a um salário abaixo do piso "sugerido". Não tenho apoio da legislação e a maneira é aceitar o salário se quiser me manter no emprego.

Guilherme Portella Arrizabalaga
CRBio 43482-07/D
guiarriza@hotmail.com

Anônimo disse...

Só tenho 14 anos e gostaria de saber quais são as áreas que a biologia exerge? Por que pretendo ser Bióloga...

Anônimo disse...

Éu acho o salario dos biologos regular só prescisa melhorar um pouco no interior até porque meu sonho que pretendo e vou realizar é ser uma biologa de mão cheia amo todos animais ...

Anônimo disse...

lucy
tenho 18 anos, gostaria muito de fazer biologia para atuar na aréa de pesquisa, mas é uma aréa muito restrita no nosso país...gostária de saber uma aréa onde se pode atuar e ser bem reconhecida.
obrigada!

''Seu Amor, meu Destino'' disse...

Tenho 14 anos, mas ja penso em ser biologa n0o futuro, tomara que daqui pra lá se valoroze mais o trabalho dos biologos, a sociedade tem que saber que esse trabalho não é so pro meio ambiente , mas sim também para nosso bem estar, nossa saúde !

Anônimo disse...

Tambem sou biologa, mestre em Imunologia e trabalho num laboratorio de biologia molecular... o salario eh muito abaixo de qq piso salarial... PRECISAMOS DA AJUDA DO CONSELHO... quando pedimos aumento eles sempre recorrem ao conselho... nao era a gente que tinha que recorrer??? Afinal quem paga as taxas anuais???
Indignaçao... revolta... eh isso que eu sinto...
Patricia

Anônimo disse...

nossa galera a coisa ta feia em !!!
eu acabei de passar no vestibular da UFT aqui no tocantins meu sonho sempre foi fazer ciencias biológicas bacharelado mais pelo visto isso não voi ser tão fascinante assim mais eu vou seguir em frente sem desanimar quero investir no ramo de biotecnologia e uma dica que eu dou a quem esta sofrendo desse "MAL" é buscar atuação em lugares carentes como o norte e nordeste pois existem muitos investimentos do governo nas pesquesas do BIODISEL e outras mais como epidemias ...
outra alternativa seria tornar se consutor do SEBRAE e montar um laboratório de analise clinicas afinal nós biólogos temos uma caracteristica , somos multifuncionais e sabemos enfrentar a selva "literalmente"
força gente e vamos em frente ...
acredito que com essa alta do aquecimento global nos vamos nos dar muito bem ...
ninguem entende a vida como nós!!!

olllhudo disse...

Gente chega de ILUSÃO, vamos cair na real. A nossa profissão já era na verdade, infelizmente. Os engenheiros ambientais, florestais, agrônomos estão tomando nossas vagas isso é realidade. Só não enxerga quem é CEGO. Nosso salário não cresce, e querer ser um excelente profissional é o sonho de muita gente. Sinceramente se pudesse voltar atrás no tempo não teria feito essa escolha. Agora é aguentar o rojão. Conheço muitos colegas inteligentes desempregados isso é uma INJUSTIÇA. Falta oportunidade, concursos, TUDO na nossa área. Uma MERDA mesmo.

Anônimo disse...

eu quero ser biologa mas tem muitas caisas que inpenden. como por exemplo d salarai e muito baixo, tenho medo de me erepender vamos fazer justiça.....................................

Anônimo disse...

Se Deus fez os animais para o homem cuidar de tanta destruição na amazonia brasil e no mundo para isso essiste os bilogos para cuidar dos animais doentes e solitarios eu gostaria que aumentace o salarios de todos s biologos do Brasil eu gosto muito de aninais pra isso eu preciso estudar muito né então a minha professão vai ser essa e ponto final quero trabalhar e ganhar meu propio dinheiro e tbm ajudano aqueles animais sofrendo vou mesmo ajudalos mesmo ganhando mais tras grande beneficios para terra como agua engenharia anbiental etc.....Falo!!!!!!!

edson disse...

eu sempre fui apaixonado por natureza e animais,nao sei como anda o mercado de trabalho para biologos e o piso salarial.alguem me da uma luz?comeco a facul a semana q vem.

Adriana disse...

Gente, como assim??? Sou aluna de biologia na UFC (semestre 1) e sempre soube que a remuneração de um biólogo não era lá essas coisas todas! Mas me indiguinei quando soube que os biólogos não tem um piso salarial definido! COMO PODE? ESTOU REVOLTADA! QUER DIZER QUE BIÓLOGO NÃO É UMA PROFISSÃO? AS EMPRESAS NOS PAGARÃO QUANTO ELAS QUISEREM? ISSO NÃO PODE ACONTECER MAIS!!! Onde está o CRBio? Por que não recebemos o apoio dele para enfrentar essa situação ABSURDA??? TEMOS QUE NOS REUNIR E MUDAR ESSA SITUAÇÃO DEPLORÁVEL JÁ!!

Anônimo disse...

tenho 16 anos estou em duvida em que vou formar !
biologia marinha é muito interessante me atrai muito queria saber se é uma boa escolha?!

Renesmee disse...

Ok, agora piorou a minha situação. Tenho 15 anos e sou completamente fissurada em Biologia Marinha. Mas o meu medo era justamente esse, que a profissão fosse mal remunerada e que biológos não fossem reconhecidos. Eu, sinceramente, se não fosse por dinheiro, eu fazia Biologia. Mas tenho que fazer algo que me dê uma vida boa, e pelo visto Biologia não vai me trazer isso. Que merda.

Rafael disse...

Entrei agora em biológicas na UEM, (Universidade Estadual de Maringá) Não pretendo atuas como professor, mais sei que está dificil conseguir um bom emprego em outra função, se caso não encomoda-los, gostaria que citasse uma média salárial das funções exercidas por vocês. fico grato!

naiana disse...

meu deus do ceu, to entrando agora na UFC e to ficando mais preocupada com o q ja tava, o negocio do salario é osso mesmo, eu queria saber( se n for demais) quanto em media vcs q ja trabalham na area tao ganhando, ta tao ruim assim?

Anônimo disse...

Bom Gente! eu era muito indeciso como vcês biologia esta saturada ninguem quer pagar um biologo sendo que pode pagar um bioquimico,biomedico, engenheiros florestais, ambientais.
a questão e essa biologia não da futuro mais, mais siga seu coração no meu caso vou entrar para biomedicina em julho. espero ter ajudado bjão, boa escolha

www.ecoagroambiental.com.br disse...

Risos, os CRbios não fazem nada a favor dos Biólogos, o que fazem é apenas congressos. O profissional Biólogo é mal remunerado e mal visto como profissional em relação aos profissionais do Crea, porque o Crea defende os profissionais deles. Tem muitos profissionais de outras áreas atuando nas áreas de biólogos e biólogos não podendo nem participar de concurso na área ambiental, porque o CREA entra na justiça e briga pela vaga dos Eng e os Crbios ficam moscando. A coisa é séria, estamos largados as moscas.

Juliano Alves
Biólogo
juliano_biologo@hotmail.com

Anônimo disse...

Esse realmente é um grande problema para nossa área, sem contar que nosso conselho não tem feito muito por nós. Estou cansada de ver concursos na área ambiental sem nenhuma exigência ou restrição quanto à formação, qualquer curso superior pode se candidatar... Para que pagamos o conselho??? Ainda não descobri essa resposta... pois tenho 9 anos de formada, e nunca nada foi fascilitado por ser credenciada ao conselho, e quando precisamos dele (rs) você pode desistir! Parece comédia, mas é a mais pura verdade! Se eu não trabalhasse com consultoria e tivesse que ter um número de CRBio, não seria cadastrada!
Devemos nos unir e precionar esse CRBio!!!
Att. Thatiane

Janaína disse...

Também sou bióloga, e estou completamente arrependida por ter escolhido esse curso, embora eu o ame demais. Que vontade eu tenho de continuar estudando e me aprofundando sendo que nem um piso salarial nossa profissão tem? O que me motiva?

Anônimo disse...

Prezados,

A questão da valorização profissional, depende de casa um de nós...
As empresas no Brasil em geral pagam muito mal, mas ser biólogo foi a profissão que escolhi!
Não vejo problema algum em mudar constantemente de empresa almejando um bom salário, pois isso sei que me agrega experiencia profissional.

Agora não adianta falar em conselho (CRbio/CFbio), pois somos nós mesmos que devemos nos valorizar como profissionais que somos. Trabalhar a troco de "esmola" realmente não vale a pena.

Abraços Solidário.

Anônimo disse...

gente é só olhar o site dos conselhos regionais eu entrei nesse

http://www.crbio5.org.br/crbio5/honorarios.shtml e vi que o piso é de 8,5 salarios minimos por 40 horas. e agora pra ver outras regioes é só olhar no site xD

Anônimo disse...

É uma droga. Faço biologia na USP de São Paulo e percebo o quanto a profissão - e consequentemente o profissional - é desvalorizada. Os salários são péssimos e as oportunidades mínimas fora do meio acadêmico. Me pergunto por quanto tempo ainda nosso trabalho continuará sendo desvalorizado dessa forma. O CRBio precisa fazer alguma coisa, nossos direitos precisam ser defendidos e isso é pra ontem. Aliás, no Brasil qualquer carreira mais voltada para o científico é largada às moscas... tenho amigos físicos, matemáticos, geógrafos que sofrem com o mesmo descaso com suas profissões. O negócio é se formar com bom currículo, fazer mestrado e doutorado no exterior... e ficar por lá. Países como a Austrália oferecem um reconhecimento muito maior à nossa profissão.

jogoslevelupgames disse...

eu tenho 14 anos penso em fazer biologia marinha alguem sabe a média do salario ganho pelos biologos

jogoslevelupgames disse...

oi tenho 14 pretendom me formar em biologia marinha alguem sabe uma media do salario ganho dos biologos

Aninha Aguiar disse...

oláaaa...pois é!! sou Bióloga Bacharel...e as vezes me arrependo!!!
Nao temos valor algum...e o conselho ta nem ai pra nós..mas fique sem pagar as taxas?? ahan..dai logo eles aparecem..rs
Dou aula, e ganho por h/aula...6,70
Crbio/02- 71-917
Abraçaao
anaagyar@hotmail.com

Raíssa disse...

XIIIIII MEU SONHO É SER BIOLOGA DES DE PEQUENININHA INSPIRADA NO RICHARDE MAIS TO VENDO QUE VAI SER DIFICIL VOU INVESTIR COM DIFICULDADE E NO FINAL Ñ VOU TER RECOMPENÇA E NEM SER VALORIZADA!!

Anônimo disse...

Olá sou biologo, não consigo entender o que acontece com essa porra de concelho tenho 22 anos sou especializado em zoologia, nem vagas de emprego tem, ecologia piorou, vamos fazer entrevista, se tiver um geologo la e perigoso ele pegar a vaga, eu ja vi um cara ocupando vaga de ambientalista sendo administrador.

¬¬' tudo inrrita mais não desistiremos jamais gente vamos lutar
nossa profissão não pode morrer.

Anônimo disse...

Tenho 12 anos e sonho em ser biologa mais gostaria de saber quanto um biologo ganha por mês pois quero que meu futuro seja melhor do que o do meus pais.Ainda tenho muito tempo pra saber que profissão seguir + quero seguir o meu sonho pois não adianta escolher uma profissão que eu não goste e que não vá me levar a nada

Yngrid disse...

olá sou a yngrid tenho 11 anos e quando crescer vou ser biologa marinha queria saber quants especies marinhas existe na costa de pernambuco bjo

Anônimo disse...

Agora tbm estou preocupado, estou estudando pra fazer o vestibular neste ano, e estou pensando em fazer Ciências Biológicas, mas agora fiquei com medo, por não ser reconhecido, e ter um salário a altura...
Gostaria de Saber qual a media salarial de vcs??

Anônimo disse...

Infelizmente o que está faltando é um Sindicato da Classe. Temos que criar um. Sindicato dos Biólogos, o os salários seriam de acordo com suas instruções.
Graduado = $
pós-graduado =$
mestrado =$
doutorado = $
pós doutorado = $
Sálários dignos compatíveis com mercado, mas com essa diferenciação, além de planos de sáude, vale refeição, vale transporte, plano funeral.
Temos que sugerir ao Nosso conselho que crie um sindicato. Cada um sugira em sua região.

Anônimo disse...

Esse curso é uma péssima escolha,não há demanda desses profissionais no mercado de trabalho.Ha a opção em lecionar, ,mas o salário é de fome. Para quem quer ter uma vida mediócre...

thiago disse...

eu quero saber quanto q um biologo atualmente ganha mais eu queria saber em quantia n em comentarios de MAL ou BEM, me fale quanto q é o normarl q um biologo ganha!

Anônimo disse...

Olá chamo-me Catty tenho 14 anos e sou de portugal,gostaria de saber quanto se ganha num curso de Biologia marinha, sempre me interessei bastante pelo mar e os seus animais mas pretendo tirar o curso e sair de portugal ,a única coisa que me preocupa é o fato de nao saber quanto se ganha nessa área,alguém me pode informar de algum valor apróximado do salário de um biólogo? obrigada pela atenção.

#Leandro# disse...

Olá gente, tenho 12 anos, e aprecio os biólogos desde q me entendo por gente, eu gostaria muito de ser biólogo ou veterinário, pois adoro bixos. Gostaria de saber se uma faculdade de biólogo tipo o richard do SBT é muito cara, e quanto ganha um biólogo que atua na mesma área que o richard?

matheus disse...

eu quero ser biologo quanto ganha

ACUPUNTURA E EQUILIBRIO disse...

desculpe,Sou biólogo CRBIO 56989/01 mas li um comentário de uma pessoa na rede, que diz assim que temos que valorizar e que ela não tem problema algum mesmo pagando mal, isso é uma tremenda balela,isso é comentário de patricinha que tem a vida fácil, tive uma amiga que dizia a mesma coisa, só que detalhe quando morava com seus pais, quando caso e mais pra frente se separou do marido abandonou sua carreira de biologa para colocar dinhheiro em casa e sustentar seu filho, e trabalhar a troco de esmola como ela citou é ridícula, por que é tipico de que não precisa de dinheiro pra se sustentar, isso se chama necessidade isso é típico da futilidade humana, a real é que o conselho não briga por nada e não faz nada.
O biólogo antigamente assinava laudos patológico de análises clínica, o CRBIO brigou tanto que que manda agora é o biomédico, até estágio na área de biologia é difícil, nos pet shop tem que ser um veterinário responsável pelo comércio, porque não o biólogo ser responsáveis pelos animais silvestres e o veterinário pelos animais domésticos que passam em consultas, afinal de contas o veterinário salva o animal receitando medicamento, o biólogo é responsável pelo habitat, alimentação correta, meio de vida deles por isso é que temos tanto tráfico de animais.
CRBIO ridículo, sou biologo, sempre sonhei em trabalhar com animais exótico, ai sai um concurso para biólogo no zoo de SP, quantas vagas 1 ou 2 é sempre assim, cansei fui atras de uma outra alternativa a acupuntura mas pra variar o CRBIO não reconhece a acupuntura, a veterinária reconhece, psicologia reconhece, fisioterapia reconhece biomedicina reconhece, medicina reconhece,odontologia reconhece entre outro, mas o CRBIO não´por isso que a USP tava desesperada com o curso de BIO por que não estava tendo muitos candidatos, algumas faculdade já estão dando curso AED ( à distancia )não mas temos que valorizar como a nossa amiga disse rs com abraços solidário vai a m.... fiquei um pouco nervoso desculpem-me

Abraços sinceros

E se alguem estiver disposto a fazer uma baixo assinado contem comigo, mas tem que ser biólogos.

washington olyver disse...

quero me forma em biologia fazer pós-graduação e mestrado.pra ter um sálario digno do meu esforço;

Dandara disse...

bem,como uma futura bióloga eu sei que se não melhoramos a situação, nunca vou ser bem remunerada a menos que eu consiga um trabalho na tv e obviamente ninguém deseja pra seu próprio futuro um fracasso Professional. Saibam que, apesar de ainda não poder cobrar nada no conselho e em sindicatos super apoio a causa, afinal de contas quero ser bem remunerada por um trabalho que farei com tanto gosto e dedicação.

divino disse...

FINALMENTE!!!!
Pessoal estamos criando uma pauta a ser apresentada por um Deputado Federal e ser debatida no Senado sobre os direitos do biologos e a criação de um SINDICATO.

Está rolando um debate e circulando a pauta para todos assinarem no grupo de e-mail :
bioempregos@yahoogrupos.com.br

Mais informações nesse e-mail : antonio@projetogaiolaaberta.com.br

Estamos debatendo isso todos os dias para conseguir assinaturas para levar ao Senado.
Conto com vocês.
Vamos lá gente!!!
Vamos mudar isso já!

Anônimo disse...

tenho 15 anos
pretendo ser biologa mas ja não sei se com assas condiçoes eu vou ter a mesma opiniao

Anônimo disse...

tenho 15 anos
pretendo ser biologa mas ja não sei se com assas condiçoes eu vou ter a mesma opiniao

Fabio disse...

pelo visto tem mais de 30 comentarios perguntando quanto que um biologo ganha pelo jeito ninguem quer falar será que é por vergonha ou sera que é por nao estar na area?

Ronnie disse...

Bom pessoal, me chamo Maiara de Oliveira, tenho 16 anos, e recentemente adquiri uma grande paixão pelo mar, maior na verdade do que eu já tinha, pois na verdade sempre gostei do mar, e acabei tomando uma decisão que surpreendeu até a mim no início, já que nunca me interessei por Biologia, mas quero ser Bióloga Marinha. Tenho me interessado por reportagens sobre o mar, a biodiversidade de algas, corais, peixes, etc., e também vi que essa antigamente grande biodiversidade foi restringida a poucos lugares menos habitados pelo homem, e é claro, acredito que todos saibam o que a ação do homem tem causado na natureza, e que talvez esse até tenha sido o motivo pelo qual muitos optaram pela área de Biologia, assim como eu. Como meu interesse por essa área é recente eu na verdade nunca tinha parado para me perguntar como é um salário de um biólogo, e admito que fiquei desapontada ao saber que um biólogo nos tempos atuais são tão desvalorizados, mas principalmente, fiquei mais triste ainda em saber que esse fato tem desanimado tantas pessoas a seguir nessa carreia que, acreditem, mesmo não sendo tão remunerada, é tão importante e ainda vai ajudar muita gente. Não tô dizendo que dinheiro não é importante, afinal é obvio que é, afinal sem dinheiro agente não sobrevive, mas acreditem, tenham fé, um biólogo, não importa em que área, ainda vai fazer muita diferença nesse mundo. As ações do homem, desde o início de sua evolução ao passar dos séculos, tem degradado a natureza, pouco a pouco, e com o passar do tempo, essa degradação tem aumentado e aumentado a ponto de deixar a terra em sua situação atual, e embora a maioria das pessoas não terem esse conhecimento, em breve, as ações humanas causaram situações catastróficas. O biólogo, é claro, em suas diversas áreas de atuação, é capaz de estudar como as ações humanas estão influenciando o planeta, quais foram as mudanças que ocorreram, e quais as mudanças que podem ocorrer daqui a alguns anos se ações imediatas não forem tomadas sobre isso. Talvez alguns de vocês que estão lendo isso estejam se perguntando: "Onde é que isso se encaixa no tema 'Salário dos Biólogos'?" Bem, eu vou lhes responder. Eu li a maioria dos comentários aqui e vi que alguns de vocês disseram que pessoas que não tem nada a ver na área de Biologia está tomando emprego de Biólogos qualificados. Pois bem, se pessoas não qualificadas estão tomando o lugar de biólogos qualificados eles certamente não vão obter êxito no que estão fazendo, e enquanto isso a degradação de nosso planeta vai continuar, daqui a alguns anos, décadas ou séculos, não importa, coisas ruins vão acontecer, coisas que os biólogos poderiam prever de certa forma, amenizar o efeito, coisa que obviamente, profissionais não qualificados para tal área não poderá fazer. (...)

Ronnie disse...

CONTINUAÇÃO(...) Infelizmente eu não posso fazer muito sobre isso, mas tem muitos profissionais qualificados por ai que podem fazer algo sobre isso. Não se trata apenas do salário, que é claro, como eu disse é importante e o biólogo com certeza deveria ser melhor remunerado, mas se trata também de agir. Não estou dizendo que é fácil, e muitos de vocês não tem acesso aos recursos necessários para mostrar o quão um biólogo é importante, mas criem propostas, façam movimentos de conscientização, protestos, o que for necessário. Os biólogos de todas as áreas podem não ser reconhecidos agora, mas acreditem: eles são muito necessários, e serão cada vez mais! Fico triste em saber que tem muita gente se conformando ou desistindo, infelizmente existe muita gente que não tem fé, que aprendeu a se conformar e se ajustar com o pouco que foi lhe dado, mas dessa forma, quem fizer isso estará acima de tudo dizendo: Eu não tenho potencial, eu não queria estar aqui, entre outras coisas. Se conformar não deveria ser a atitude de um biólogo, que na verdade deveria estar aqui para querer sempre mais: querer descobrir mais, querer fazer mais, ser útil sempre, e estar sempre aperfeiçoando a si mesmo. Os biólogos podem ser reconhecidos, isso só depende de nós. Como eu disse, eu gostaria de poder fazer alguma coisa, mas não posso. Tenho apenas 16 anos e meu conhecimento nessa área é bem limitado, mas vocês, que já são biólogos podem, então façam, vão a luta, deem a cara pra bater, não é uma atitude fácil, mas se vocês realmente deram duro e não aceitam essa condição ruim de trabalho sem ser bem remunerado, se não aceitam estar onde estão, se não querem se acomodar se revoltem, e com fé em Deus vão a luta, fácil ou difícil, rápido ou demorado, a união faz a força, e nós somos capazes de tudo, basta verdadeiramente querer. É isso o que eu tenho a dizer, eu queria muito ter contato com alguns biólogos e biólogas, principalmente biólogos(a)marinhos, que é a área na qual pretendo me especializar. Caso alguém se interesse me mande um e-mail para este endereço: "maiara_.moura@hotmail. com", e sim, está certo, é: "-." mesmo. Agradeço a atenção de todos, até mais.

Anônimo disse...

Eu acho muito triste essa história de que Biólogo não é valorizado, afinal, de que adianta médicos para nos curar das doenças, dentistas para cuidar dos nossos dentes, nutricionistas para cuidar da nossa saúde e... aonde fica o cuidado com o nosso planeta? Pois é, são os Biólogos responsáveis por grande parte do cuidado com o meio ambiente, eles deveriam saber que somos a profissão do 'futuro', não vai demorar muito para as ações do homem agredir de verdade os países, e assim, vão cair na real que eles precisam mais da gente do que nós deles, o meio ambiente não vai aguentar tanta destruição sem ter profissionais na área para tentar reconstruir o que essas empresas completamente egoistas fazem, não sei se estou falando alguma bobagem, mas só queria deixar bem claro que meu sonho de ser bióloga foi balançado, afinal, pagar uma faculdade é hiper caro, é um grande tempo nos dedicando nos estudos, sem falar na pós, doutorado e etc para depois termos que nos submeter ao salario que eles estão afim de pagar (abaixo do que deveria pagar, enfim, estou torcendo para que eles caiam na real que os Biólogos tem que ser MUITO valorizados!!!!

Anônimo disse...

Bom, sou estudante de ciências biológicas na UFMG e vejo a situação como está. Além do salário que é menor do que deveria, as bolsas de iniciação cientifica e estágios remunerados nesse país são horríveis. Mas invés de ficarmos desabafando em um blog, acho que deveria haver uma união mais organizada para cobrar do CFbio/CRbio uma posição de verdade com resultados que valorizem nossos 5 anos de estudos(iniciais). Não existe hábito de reinvidicações de verdade aqui, mas caso comece a ocorrer de verdade e com frequência, essas questões deixaram de ser um problema profissional e se tornará um problema de conhecimento social, que poderá levar a uma solução. Além de tornar exclusiva algumas áreas de atuação que você compete com engenheiros, que t~em piso.

Anônimo disse...

Quero ser bióloga quando me formar na faculdade,mais pelo visto é uma escolha não muito correta de se fazer,as pessoas nao valorizam o trabalho de um biólogo,e com certeza mais pra frente todos irão precisar... pois biologo é uma forma de ajuda o meio ambiente,que nos humanos,estamos destruindo com o tempo,pois como outras profissões a mesma deveria ser bem reconhecida porque de uma certa forma faz a diferença...Se esse problema continuar,não terá tantas pessoas querendo exercer esta profissão que na qual parece ser muito interessante de se trabalhar.
Todos os biólogos acho que além de todos quererem ser reconhecidos pelo bem que fazem,querem um agradecimento por isso,e uma boa recompensa por estarem ajudando todos,não só os animais mais nós mesmos,por que a natureza faz muita diferença preserva-la é o melhor a se fazer,não tenho esperiência nenhuma porque apenas tenho uma grande vontade de ser Bióloga,mais assim não dá ...

luciana disse...

Luciana, 30 anos, São Paulo.Amo os animais ,adoro FAUNA e flora.Li os comentários e fiquei assustada.começaria a facul. no final do mês, mas cancelei a matríc.por motivos financeiros.Pretendia fazer a facul. o mais breve possível,mas já não tenho certeza, se vou fazer mesmo.Éra o meu sonho, há 25 anos de ser bióloga, não quero ter o pesadelo de estraga-lo por má remuneração.algo tem que melhorar!

Anônimo disse...

Sou bióloga, trabalho na área a 8 anos. existem biólogos que se sujeitam a qualquer salário. Fiquei indignada quando, no ano passado, recebi um email, encaminhado para a secretaria de pós graduação da universidade, solicitando biólogos para trabalhos de campo, valor da hora = 4,00. O dia de campo sai mais barato que o dia da diarista da minha casa. O pior de tudo é que tem gente que se sujeita a esse valor, principalmente recem formados, para adquirir experiência. Os donos das empresas, no ramo a anos, contratam recem formados e fazem ARTs no nome deles, dai enchem seus currículos, só com o nome e o trabalho sai de péssima qualidade. O conselho de biologia deveria fiscalizar as empresas de consultoria.

Aproveitando, alguem sabe qual a função de um conselheiro do CRBio? Alguns estão lá, na minha opinião, apenas para defender seus interesses. Dono de consultoria ambiental que paga merreca para seus funcionários nao poderia ser conselheiro.

SUSY disse...

Sou Bacharel e Licenciada em Biologia.
Até hoje não consegui nenhum emprego. Quando digo que sou Bióloga as pessoas riem e dizem porque eu não escolhi outro curso. Vejo o quão desvalorizado é o profissional de Biologia. Não é falta de procurar emprego, a questão é que parece que um Biólogo não está tendo lugar no mercado de trabalho. Esta é uma profissão muito bonita e importante, no entanto a sociedade não tem essa visão. Além disso, o salário do Biólogo de fato está um lixo para quem é recém formado

ramiris disse...

tenho 13 anos quando crecer vou ser biologo mais gostaria de saber quanto que um biologo ganha.

Poliana disse...

Oie , eu tenho apenas 14 anos e estou no 1° ano , e quando me formar quero me formar em biologia (zoologia), Queria saber se esse é um emprego bom , e quanto ganha ! Obrigada .. Bjus !

Anônimo disse...

eu andei pesquisando e o sálario de um biologo pode chegar a 10 miil.

Anônimo disse...

Me formei no inicio do ano e estou a luta a procura de um emprego, moro em Porto Alegre e o mais triste é ver que não existe emprego pra biologia em jornal, o que acontece com muitas outras areas. Já enviei muitos curriculos e até mesmo pra coisas que são meio fora da area, o biologo sai em desvantagem, porque na real é como um professor da faculdade nos disse que: este curso não é como os demais que são tipo cook books, nosso curso é generalista e se você se especializa demais corre o risco de não ser contratado em outra area da própria biologia e por ser mais caro. Tenho amigos que se formaram em Goiás e por lá o emprego que tem disponivel é para o ensino, que te remunera muito mal e tem muita responsabilidade além de niveis altissímos de estresse. Também tenho colegas que já estão fazendo outra faculdade de informática por exemplo, em que o estagiario ganha mais que o bolsista de mestrado. Para todos aqueles que estão em dúvida, se você quiser seguir em frente em biologia tenha a plena convicção de que irá ser um caminho arduo para conseguir se estabelecer no mercado de trabalho e não se engane porque o meio ambiente esta em alta, a maioria das vagas nem mencionam biologo. As oportunidades que eu tive durante a graduação foi graças a indicações e assim mesmo queriam me pagar R$327 depois de formada para manter a bolsa. Tenho um amiga que ganha razoavel e te digo que não botaram uma vaga no jornal ela já conhecia a dona da empresa, então é indispensavel até para trabalhar de graça o famoso "Q.I".

Anônimo disse...

Me formei no inicio do ano e estou a luta a procura de um emprego, moro em Porto Alegre e o mais triste é ver que não existe emprego pra biologia em jornal, o que acontece com muitas outras areas. Já enviei muitos curriculos e até mesmo pra coisas que são meio fora da area, o biologo sai em desvantagem, porque na real é como um professor da faculdade nos disse que: este curso não é como os demais que são tipo cook books, nosso curso é generalista e se você se especializa demais corre o risco de não ser contratado em outra area da própria biologia e por ser mais caro. Tenho amigos que se formaram em Goiás e por lá o emprego que tem disponivel é para o ensino, que te remunera muito mal e tem muita responsabilidade além de niveis altissímos de estresse. Também tenho colegas que já estão fazendo outra faculdade de informática por exemplo, em que o estagiario ganha mais que o bolsista de mestrado. Para todos aqueles que estão em dúvida, se você quiser seguir em frente em biologia tenha a plena convicção de que irá ser um caminho arduo para conseguir se estabelecer no mercado de trabalho e não se engane porque o meio ambiente esta em alta, a maioria das vagas nem mencionam biologo. As oportunidades que eu tive durante a graduação foi graças a indicações e assim mesmo queriam me pagar R$327 depois de formada para manter a bolsa. Tenho um amiga que ganha razoavel e te digo que não botaram uma vaga no jornal ela já conhecia a dona da empresa, então é indispensavel até para trabalhar de graça o famoso "Q.I".

Fábio disse...

Isso é uma vergonha! Acho que temos que nos mobilizar, promover passeatas afim de precionar o conselho de biologia(CRBio)a tomar medidas cabíves. Seja ela entrar com ação judicial afim de regulamentar um piso salarial justo para os biólogos.

Anônimo disse...

eu estou desempregada desde janeiro,e não posso contar com o conselho eles so sabem cobrar,pois não consegui vota,e estou devendo R$70,00,porem correr atras dos nossos direitos eles não correm.estou quite com o conselho so estou devendo esta taxa.

Anônimo disse...

Tenho mestrado e especialização e também me submeto a ganhar menos do que o piso sugerido, pois a empresa argumenta que é apenas uma sugestão!
Precisamos exigir do CFBio uma postura e valorização do profissional!

Anônimo disse...

Vamos lá, vou tentar ajudar aqueles que snham com a profissão mas temem o desemprego e os baixos salários! Realmente esse conselho é uma merda e não faz absolutamente nada! Pra conseguir um emprego com salário razoável vc tem que ter alguem que te indique, o famoso QI. Já trabalhei como bióloga marinha na área de pesquisa, fazia mestrado. Hoje o valor de uma bolsa de mestrado é em torno de 1200; de doutorado 1800; de pós-doutorado vai pra 3000 e pouco. É muito pouco, principalmente pra quem vai constituir uma família. Se for dar aulas de biologia, depende da escola, do estado e do município.. eu dava aula em escola pública e ganhava cerca de 1500 por 16hs semanais, só que dar aulas vc fica extremamente esgotada e pode acumular com a bolsa de mestrado e doutorado o que melhora um pouco mas é uma rotina difícil. Tenho amigas trabalhando na iniciativa privada ganhando cerca de 5000 mas tiveram alguem pra indicar no início da carreira. Alguns amigos passaram em concursos disputadíssimos como MMA e Ibama e estao bem. Resumo da ópera: se o objetivo for ficar rico ou ter um salário alto, dificilmente vai conseguir como biologo, mas o trabalho em si é maravilhoso e penso em fazer doutorado pra voltar a atuar como biologa marinha pq eu amava, mas no momento estou procurando me estabelecer profissionalmente em outra área. Espero ter sanado algumas dúvidas.

Anônimo disse...

Caros Amigos, voces devem procurar caminhar com suas próprias pernas. Por mais que seja difícel é preciso persistir em seus sonhos. Observamos na natureza que as plantas que encontram-se embaixo das sombras das outras não se desenvolvem por compartilhar os recursos com as árvores maiores.

Então você só atingirá seus objetivos á partir de quando sair da área de conforto e ir á luta.

Ser funcionário de certa forma é uma limitação imposta por si próprio.

É preciso planejar, buscar consultoria com por exemplo o Sebrae, e tentar ser independente.

Desejo boa sorte a todos.

deborah ingrid disse...

eu adoro biologia quero ser uma grande biologa !!!

debora ingrid disse...

quero luta para preseva a nossa natureza

debora ingrid disse...

viva a biologia!!!

Guellity Marcel disse...

Engraçado é ver estas milhares de reclamações aqui, vindas principalmente de alguém que se formou e nunca mais quis saber de estudar, achando que ia ganhar 5.000,00 logo após a formação.

Quer ganhar dinheiro de verdade? Simples, seja inteligente, faça a diferença em seu ramo, ou acha que os biólogos fodas atuais ficaram esperando de boca aberta o dinheiro chegar?

Se inspire nos professores doutores que te deram aula na universidade, queira ser alguém influente na biologia, não só mais um que vai se formar e trabalhar para empresas de biólogos espertos que contratam só bachareis e licenciados, sem especialização ou mestrado/doutorado.

Queira ser foda!
Se nem você quer ser alguém para ganhar bem, acha que a culpa é do Conselho?

E quem se esforçou e ganha muito dinheiro hoje? O que é? Sorte? O Conselho deu um empurrãozinho?

Seu sucesso como profissional só depende de você, não dos outros.

Se seus sonhos não são grandes, você não será grande, muito menos o seu salário.

Pare de reclamar e vai estudar, se especializar em algo, ser um doutor naquilo que gosta, verá então como ganhará bem.

Ainda bem que pelo meu site nunca desestimulo nenhum jovem que me contata! A profissão já não é valorizada e ainda vou postar algo para desanimá-los? Claro que não, se eles querem ser biólogos, vão ser sim e ganharão muito bem porque é o sonho deles, eles terão que pensar grande, e então farão tudo com muito mais gosto e dedicação, e o salário que ganharem será ótimo.

Sorte é para os fracos, não a espere, vá e faça a sua sorte!

Guellity, acadêmico de biologia que quer fazer a diferença, ser um grande pesquisador, publicar livros, fazer a verdadeira ciência, e claro, ser bem pago por isso.

Se você jovem, leu este meu comentário, e ainda acha que quer ser um biólogo porque é seu sonho, contate-me:

www.euquerobiologia.com.br

Abraço!

Anônimo disse...

Vamos ser diretos, deixar de blá blá e lutar por qualidade de trabalho, sou Biólogo, trabalho 30 horas semanais, ganho R$ 2.200,00 (já com os descontos do IR), faço mestrado (sem bolsa), já tenho duas especializações, ministro aulas para cursos técnicos e em cursos de especializações, como sanitarista, RESUMINDO, tenho meu lazer, não arrumo mais trabalho pois não quero... Em média, ao mês com o emprego de carteira assinada e meus bicos... fecho em R$ 4.000,00. ATUALMENTE esse valor atende minhas necessidades, quando terminar o Mestrado e logo o Doutorado, minha renda vai aumentar, pois aumenta o valor da carga horária. POVO! Comecei a estagiar no 1º per. Fiz Bach e Lic. NÃO ME ARREPENDO. Estudem! Oportunidades sempre surgem para quem tem interesse.

Anderson disse...

Sou formado em Licenciatura em Biologia desde 2008 e so trabalhei como professor. Comecei a fazer mestrado na UFRJ em Imunologia, mas por motivos pessoais tive que trancar. Em maio de 2013 terminei uma especializacao em Pericia, Auditoria e Gestao Ambiental na UPE. Ate hoje nao consegui arrumar emprego, estou indignado, ja fiz entrevistas, coloquei curriculos e nada. Penso em entrar no CrBio daqui do Recife, mas penso que nao resolvera meu problema.

Anônimo disse...

Caros colegas, sou acadêmico de ciências biológias, atualmente diversos campos de atuaçõs estão concorridos. Atuo na área de Segurança do Traablho no setor de mineração, com uma remuneração excelente. Hoje devemos ter o diferencial, independente de seu foco de atuação. Tenho colegas que são graduados em ciências biólogos, ma trabalham como Técnicos em Seguranaça do Trabalho. O interessante é que a graduação foi fundamental para pleitiar sua vaga na área técnica, traduzindo... Sua remuneração é muito interessante na consiliação de formação técnica e graduação.

Abraço.

Paulo Amaral disse...

PROJETO DE LEI No ,DE MAIO DE 2013
Dispõe sobre a jornada, condições de trabalho e piso salarial dos biólogos e dá outras providências.

Anônimo disse...

O dia que crbio trabalhar em favor aos biologos será tarde demais afina nunca conseguem nada nao fazem nada e qdo precisamos deles somos mal atendidos ate por telefone..agora ficar aqui reclamando deles tbm nao adianta falta tbm lutar de verdd..senao seremos mais um em extinção.....