quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção


As plantas são tão ameaçadas pelo risco de extinção como os mamíferos, de acordo com uma análise global realizada por instituições europeias. O estudo revelou que uma em cada cinco espécies de plantas no mundo corre risco de extinção.

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, com os resultados da análise realizada pelo Royal Botanic Gardens de Kew e pelo Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido, e pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), foi divulgada nesta terça-feira (28/9), na capital inglesa.

O estudo, considerado uma das principais bases para a conservação, revelou a verdadeira extensão da ameaça às plantas do mundo, estimadas em cerca de 380 mil espécies.

Cientistas das três instituições realizaram avaliações a partir de uma amostra representativa de plantas de todo o mundo, em resposta ao Ano Internacional da Biodiversidade das Nações Unidas e às Metas de Biodiversidade – 2010.

Os resultados anunciados deverão ser considerados na Cúpula da Biodiversidade das Nações Unidas, que reunirá governos em meados de outubro em Nagoia, no Japão, com o objetivo de estabelecer novas metas.

Alguns dos dados revelados pelo estudo:

- Cerca de um terço das espécies (33%) da amostra é conhecida em grau insuficiente para permitir uma avaliação de conservação. Isso demonstra a escala da tarefa de conservação que será enfrentada por botânicos e cientistas – muitas plantas são tão pouco conhecidas que não é possível saber se estão ou não em perigo.
- De quase 4 mil espécies que foram cuidadosamente avaliadas, mais de um quinto (22%) foi classificado como ameaçado.
- Plantas são mais ameaçadas que aves, tão ameaçadas como mamíferos e menos ameaçadas que anfíbios e corais.
- Gimnospermas – o grupo vegetal que inclui as coníferas – são o grupo mais ameaçado.
- O habitat mais ameaçado são as florestas tropicais, como a Amazônia.
- A maior parte das plantas ameaçadas é encontrada nos trópicos.
- O processo mais ameaçador é a perda de habitat induzida pelo homem, em especial a conversão de habitats naturais para uso da agricultura.

Mais informações:
www.kew.org/plants-at-risk

Fonte: Agência FAPESP

Um comentário:

Lúcia disse...

Olá, sou estudadnte de Biologia e estou fazendo um trabalho sobre blog de ciências e escolhi o seu, preciso fazer algumas perguntas sobre o que vc posta,se possível entre o mais rápido possível pelo amail marlu_ramos@hotmail.com , agradeço desde já a atenção.